Faça o seu PEDIDO DE MÚSICA

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

VOLUME
Carregando música...

Holoterapia Holoterapia


HOLOTERAPIA, O INTEGRAL DA VIDA

A primeira vista parece algo bem subjetivo, mas a Holoterapia é a atenção ao ser humano como um todo; Holos vem do grego e significa “todo”. Terapia também é um termo de origem grega – thaerapia, significa “Servir à Deus”. Se voltarmos no tempo, veremos que para nossos antepassados a saúde era algo sagrado e aqueles que se dedicavam ao seu estudo formavam uma espécie de casta sacerdotal.

Dentro do conceito holístico as doenças não são catalogadas de forma mecânica, mas são analisadas dentro de um todo. O ser humano não é apenas o corpo físico e perecível. Ele sente, pensa, e esses processos interferem em sua constituição. Portanto, Holoterapia é tratamento do corpo integrado à mente e ao espírito. São levadas em consideração a Natureza que envolve nosso “todo”, e também os seres físico, psíquico, social e ecológico, que são indissociáveis. Assim, a Holoterapia ou Terapia Holística propõe um novo paradigma de saúde, utilizando métodos naturais e na maioria das vezes pouco invasivos. A Terapia Holística parte de outra abordagem, procurando as causas do problema ao invés de concentrar-se nos sintomas, ou seja, “trata o doente e não a doença”. Busca localizar os fatores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que a patologia tenha se instalado.

Por exemplo, a febre: sabemos que não se trata de doença, mas continua sendo tratada como tal. Procura-se baixar a febre com remédios combatendo o sintoma e deixa-se a causa de lado. Outro caso são as inflamações. Estas, nada mais são do que um alerta do organismo de que algo não está bem, ou seja, há uma causa. Mesmo assim, as causas, de maneira geral são ignoradas nos tratamentos convencionais e se concentram em fazer desaparecer a inflamação em si. Dentro do conceito da Terapia Holística, estes tratamentos, em vez de resolver a causa, fazem surgir novas manifestações. E a tendência é cada nova manifestação ser mais intensa que a anterior.

O método para a cura através da Holoterapia é no campo vibracional da pessoa, na Aura, nos Chacras e na estrutura energética que compõe a totalidade do indivíduo. As informações para a cura podem ser obtidas de várias formas. Uma delas é a Sintergética, que trabalha com distintas disciplinas e filosofias da saúde, integrando os paradigmas das medicinas milenárias, como a chinesa, a ayurveda e a xamânica, com a medicina convencional atual e integra as terapias energéticas ou vibracionais, dentro de uma pratica coerente.

Uma das vantagens da Terapia Holística é a inexistência de padronização dos tratamentos. Cada caso é tratado como único e recebe toda a atenção do terapeuta, ao contrário das terapias convencionais, em que uma doença é tratada de forma mecânica, com tratamentos padronizados e que não levam em conta a individualidade de cada caso.

Em outras palavras, a Holoterapia ou Terapia Holística é o sistema de cuidar da Vida de forma integral e não compartimentada. É o sistema em que a planta, o animal, o Planeta ou o Ser humano são vistos, orientados e tratados como um todo, levando-se em consideração a interação entre o ser, o Ecossistema e os padrões sócio culturais.

A Holoterapia é conhecida também como Terapia do Amigo, porque terapeuta e consultante criam uma relação de amizade, e de certa forma de cumplicidade no decorrer dos encontros de promoção de saúde. E como resultado, o aprendizado e o crescimento atinge a ambos. 

Há diversas técnicas, aplicadas com sucesso no contexto holístico, sendo as mais conhecidas a acupuntura, o reiki, a fitoterapia, a radiestesia e florais. 

Holo Spa Vale Encantado se envolve nesse contexto, oferecendo serviços diferenciados, agregando hospedagem e alimentação apropriada em tratamentos aos simpatizantes da holoterapia.

Fonte: Nelci Terezinha Seibel