PRISÃO

 
Caríssimos e amados estudantes
 
O despertar da consciência é um trabalho de nível superior. Via de regra, são necessários vários anos de estudos sérios e práticas espirituais para que um estudante se dê conta que necessita despertar.
 
A mente é uma prisão. Nascemos e crescemos dentro dela, acreditando que é comum e normal vivermos enclausurados dentro de suas limitações. As grades que limitam esta prisão são nossas  idéias, crenças, conceitos, esperanças, sonhos e fantasias.
 
Para o despertar, não importa  o tipo de pensamentos que nossa mente projeta. Os pensamentos são como as grades que nos separam da verdadeira liberdade que, numa palavra só, pode ser sintetizada como VERDADE.
 
Enquanto estivermos presos aos conceitos, crenças, sonhos, etc,  não importa quais sejam eles, jamais poderemos conhecer a VERDADE que a tudo permeia  e penetra.
 
Qualquer religião, retamente vivida e levada a sério, transforma o homem numa grande alma, cujos frutos da espiritualidade serão colhidos nesta e em próximas existências.
 
Bendito seja o homem religioso!!!
 
Porém, o despertar ou a iluminação está muito além de qualquer doutrina esotérica ou religião.  
 
Muitas vezes, estas mesmas religiões ou doutrinas são presídios mentais que impedem a liberação total.
 
Ainda que uma pessoa viva 100% de sua religião, se ela não se libertar de todos os conceitos e mecanismos mentais, ela não alcançará a liberação e facilmente continuará prisioneira do samsara, entrando e saindo dele inconscientemente.
 
A única diferença entre a vida sem religião e a vida dentro de uma religião é que, na primeira, as grades que nos mantém aprisionados são de ferro bruto e, na segunda, as grades são de ouro.
 
Quando alguém se dá conta que está preso, simplesmente quer se libertar e disso vem o despertar.
 
Quando não nos damos conta que estamos presos, ficamos felizes e vivemos contentes, porque possuímos ouro em barras, ainda que não saibamos que esse mesmo ouro sustenta a nossa prisão.   
 
Todo aquele que vive intensamente sua religião, acaba por descobrir que ela não é melhor nem pior do que outra qualquer. Por isso dia chegará que essa pessoa acabará  por transcender os conceitos que a aprisionavam e, aí sim, dará então o primeiro passo na Senda da Iluminação. Antes, é bem difícil.
 
Portanto, caros amigos, antes de tudo devemos começar por viver e aplicar intensamente o aqui é ensinado. 
 
Simplesmente pedimos que cada mensagem seja motivo de profunda reflexão, estudo concentrado e meditação. 
 
Assim, com o tempo, tais ensinamentos aos poucos passarão da mente para o coração, ficando profundamente gravados em vossa consciência.
 
A experiência os elevará e desta forma esta lista será enriquecida com os comentários e vivências individuais.
 
Bendito sejam todos
Daniel Ruffini

 

Deixe seu Comentário